Os males que os desperdícios fazem ao negócio de locação de equipamentos para construção civil e muitos locadores não enxergam.

Postado em: 31 de janeiro de 2023

A evolução tecnológica na construção civil e, por conseguinte, no segmento de locação de equipamentos
para este setor é notável, mas apesar deste progresso, tem-se perdas de até 70%. Grande parte dessas perdas ocorrem por falta da utilização de um modelo de gestão eficaz. Evidencia-se, neste cenário, uma carência que eleve os locadores à maior produtividade.

Se desenvolveu, a partir da indústria japonesa, o lean thinking (Mentalidade enxuta), modelo de gestão que tem por objetivo eliminar ou reduzir ao máximo os desperdícios.

Considera-se desperdício tudo aquilo que é feito, mas não adiciona valor ao produto ou serviço. Sua utilização é sucesso em várias atividades além da indústria, como administração pública, hospitais, e setor agrícola. Suas ferramentas localizam desperdícios importantes, nem sempre considerados normalmente.

Ohno (1997), um dos pioneiros na criação do modelo, menciona sete fontes de desperdício, as quais, no segmento de locação de equipamentos para construção civil, pode-se exemplificar: superprodução (itens locados raramente ou serviços nunca contratados), esperas (aguardar conserto ou liberação de um equipamento), transporte (movimentações desnecessárias de equipamentos e pessoas), processamento incorreto (atividades realizadas sem padrão definido), estoques desnecessários (peças de reposição ou mesmo máquinas em excesso), movimento (manuseios desnecessários realizados pelo pessoal), equipamentos de locação defeituosos.

Atualmente tem-se adicionado à essas fontes de desperdício, também, a sobrecarga dos equipamentos ou
do pessoal. Por meio das ferramentas do modelo de gestão “pensamento enxuto” pode-se reduzir, em valores médios, os custos em 30%, recursos em 25% e problemas com os clientes em 50%, dentre outros ganhos. Estes resultados também podem ser alcançados pelo segmento de locação de máquinas com a utilização deste modelo. Verifica-se, então, grandes oportunidades para os locadores que seguirem esse caminho.

Fonte da Matéria: Revista RENTAL NEWS – Edição Jan/Fev de 2023