Governo usa R$ 2,8 bi em máquinas por possível toma lá dá cá com municípios

Postado em: 31 de maio de 2021

*Foto meramente ilustrativa

Recentemente, foi publicado na página da UOL uma matéria com o tema: Governo usa R$ 2,8 bi em máquinas por possível toma lá dá cá com municípios… – Veja aqui a matéria na íntegra:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/04/11/governo-compra-r-28-bi-em-maquinario-para-toma-la-da-ca-com-prefeituras.htm

Fonte e imagem: UOL

A ANALOC não entende que a doação de máquinas para construção civil aos municípios como ferramenta política possa contribuir com as melhores práticas e resultados operacionais.

Isso porque há empresas de locação de equipamentos de linha amarela qualificadas em todo Brasil para atender essa demanda específica, com mão de obra treinada e todas as normas de segurança seguidas, garantindo produtividade e o melhor emprego dos recursos públicos. Caso contrário, os investimentos não terão o retorno almejado e corre-se o sério risco de desperdício de verbas importantes, gastas desnecessariamente.

Experiências como essas em governos anteriores apresentaram inúmeros equívocos: controles incorretos, incapacidade técnica na operação dos equipamentos e falta de manutenção nas máquinas, tornando-as improdutivas.

Já vivemos essa experiência e o resultado foi péssimo, tanto em produtividade quanto financeiramente para todos os municípios que implantaram essa modalidade de negócio.

Portanto, tornou-se imprescindível deixarmos aqui registrada nossa opinião.

A Analoc coloca-se à disposição para ajudar no que for necessário para garantir o correto emprego das verbas públicas através de estudos e informações sobre as operações em questão.

Pres.José Antônio Souza de Miranda Carvalho

Comitê

Reynaldo Frahia/Paulo Carvalho/Eurimilson Daniel